Esse livro teve origem de um texto estritamente didático dentro de um livro (também didático) de Psicologia da Educação. A ideia foi trazer a contribuição do psicólogo e educador/ professor Carl Ransom Rogers para a Educação, e acrescentamos a possível aplicação de suas ideias na Pedagogia Hospitalar. Em tendo uma abordagem psicológica e psicossocial para o contexto escolar e não escolar da Pedagogia que se concretiza dentro do hospital e serviços de saúde no domicilio e outros, sem dúvida a Psicologia Fenomenológico-Existencial ou Humanista Existencial, tem muito a contribuir, pois é, dentre outras coisas, uma abordagem que se dedica ao existir efêmero, concreto, real, angustiado diante da finitude. E como seria a relação professor-aluno dentro da instituição? Seria essa relação a “(co)movedora” do processo ensino-aprendizagem?
O objetivo desse dispositivo-livro é o de descrever e analisar, de modo didático e inventivo/ criativo, a Abordagem Centrada na Pessoa, ACP, de Carl Rogers, desvelando de modo sensível e encarnado, e muitas vezes, implicitamente, sua vitalidade para a Pedagogia Hospitalar que acontece nas classes hospitalares inclusivas e em outros espaços como o “hospital todo”, seu domicilio, clínicas etc., devido ao valor positivo que esse autor fornece ao ser humano como bom e esperançoso, que é capaz de aprender e crescer mesmo em situações de sofrimento, bem como advoga climas indispensáveis para a aprendizagem, ensino e crescimento que são a empatia, aceitação incondicional e congruência - dentre outros.
Esse livro emergiu da linha de pesquisa “Educação Especial e Processos Inclusivos” que compõe o complexo e rico mosaico dos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação, do Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – CE/ PPGE/ UFES.
Esperamos que o texto possa auxiliar ao professor de Educação Especial, professores em geral, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos e outros, que trabalham no contexto hospitalar focando a educação escolar e não escolar.
ISBN | 978-85-903368-6-0 |
Número de páginas | 130 |
Edição | 1 (2016) |
Formato | A4 (210x297) |
Acabamento | Brochura s/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 75g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.