Há muito tempo o cinema (especialmente os filmes) tem sido objeto e ou ferramenta (dispositivo) das Ciências Sociais e Humanas, e nelas as Ciências Pedagógicas e da Educação. Esse também tem sido nosso tema - algumas vezes - o mais planejado, executado, avaliado e socializado, o nosso enfoque favorito. Amamos os filmes e esse amor nos move a produzir conhecimento a partir deles.
Esse livro nasceu de duas estratégias interdependentes:
1) dos nossos projetos de pesquisas pertencentes à Linha de Pesquisa “Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas”;
2) das aulas de “Cinema, Educação e Existencialismo” que temos oferecido como Seminários (I, II e III) nos cursos de Mestrado e ou de Doutorado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Tal tema é quase sempre abordado também na Graduação em Pedagogia (Licenciatura), nessa mesma universidade, em disciplinas como Introdução à Psicopedagogia, Introdução à Educação Especial e Educação e Inclusão, Desenvolvimento Curricular em Educação Especial – dentre outras - desde 1990.
O leitor poderá ler e/ou estudar, ao seu modo, nesse livro, trinta e dois artigos divididos em três partes: I - Cinema e realidade social: as lentes...; II - Cinema e processos educativos: Minimizando as lentes...; III - Cinema, sensibilidade e educação: O ir e vir das lentes...
Disse Margô (atriz: Bette Davis) numa das cenas de filme mais repetidamente copiadas (faladas) em todo mundo - trata-se da película “A Malvada” de Joseph L. Mankiewicz (ESTADO UNIDOS; 1950):
“- Apertem os cintos, vai ser uma noite turbulenta!"
Número de páginas | 318 |
Edição | 1 (2011) |
Formato | A4 (210x297) |
Acabamento | Brochura |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 75g |
Idioma | Português |
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