Esse livro foi escrito anos atrás, e depois revisto e reformulado. Tudo começou objetivando eu produzir uma monografia de conclusão de um curso de pós-graduação (especialização) que realizei a distância, em Educação Infantil. Ele já foi um texto aplicado em sala de aula de graduação em Pedagogia (licenciatura), em Psicologia (formação de psicólogos), bem como foi trabalhado com uma turma de residentes em Pediatria. Em todas as vezes, eu o associei com o filme “As 200 crianças do Dr. Korczak” (Polônia, 1999, direção de Andrzej Wajda), pois Korczak tem uma obra indissociada à sua própria vida. Tal qual foi utilizado nesses espaços, o livro que está nas mãos (e mentes e corações) dos leitores, é igual ao utilizado, e não sofreu modificações, ou se eu o fiz, foram pequenos acertos, minúsculas ampliações, mas nada que tenha mudado a essência existencializada dele. Eu diria que se trata de um texto experimental, um grande paper.
O objetivo do texto é o descrever narrativamente o impacto das ideias de Januzs Korczak, advindas das suas ações educacionais escolares e não escolares, desvelando as possíveis contribuições delas para diversos fazeres-saberes da Pedagogia e da Educação, destacando para efeitos dessa investigação na Educação Especial, na Educação Inclusiva, na Educação Infantil, na Pedagogia Social, na Pedagogia e Educação em geral etc.
Esse livro emergiu da linha de pesquisa “Educação Especial e Processos Inclusivos” que compõe o complexo e rico mosaico dos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação, do Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – CE/ PPGE/ UFES.
ISBN | 978-85-903368-7-7 |
Número de páginas | 146 |
Edição | 1 (2016) |
Formato | A4 (210x297) |
Acabamento | Brochura s/ orelha |
Tipo de papel | Offset 75g |
Idioma | Português |
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