O problema central prende-se a questão da leitura como um instrumento de libertação humana. Ela está vinculada pedagogicamente a uma “leitura de mundo” e a uma consequente compreensão da realidade que nos cerca. Supõe-se que o analfabeto, pela falta de possibilidade de leitura, esteja sendo relegado a uma condição de impossibilidade de participar das decisões tomadas por outros em relação a ele mesmo.
Para isso, a linha adotada neste trabalho relaciona-se à filosofia pedagógica de Paulo Freire, uma vez que este autor trabalha a questão da leitura num enfoque de libertação humana. De minha parte, acredito que a literatura tenha uma significativa contribuição para o crescimento vivencial dos seres humanos. O indivíduo capaz de ler é capaz também de refletir sobre o mundo, levando-se em consideração que o livro é uma janela para um mundo no qual não podemos estar presentes naquele momento.
O objetivo principal deste trabalho é buscar por uma teoria que caracterize o ato de ler como um processo de libertação humana.
A breve biografia de Paulo Freire tem a intenção de contextualizá-lo no tempo histórico em que sua obra foi desenvolvida. Sua história pessoal é rica e, graças ao momento histórico por que atravessava o país, ele viajou por vários países, entrando em contato com outras realidades sociais.
O resumo da proposta filosófica-pedagógica dentro da obra de Paulo Freire, ressaltando os pontos mais marcantes que contribuem para auxiliar a didática implementada pelos professores em sala de aula, serve para embasar a última parte do trabalho.
Número de páginas | 88 |
Edição | 1 (2011) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 75g |
Idioma | Português |
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