INOVAÇÃO E REVITALIZAÇÃO JORNALÍSTICA

MAPEAMENTO DE PRÁTICAS QUE REFLETEM A ATUALIDADE

Por Ricardo Uhry

Código do livro: 745547

Categorias

Jornalismo, Administração Prática, Referência, Ciências Humanas E Sociais, Administração

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 6 vezes desde 19/11/2024
Versão
impressa
R$ 66,84 R$ 60,77
Aproveite!
Valor total:
R$ 66,84
R$ 60,77
Valor total:
R$ 60,77

Este livro pode estar à venda na:

Sinopse

Inovação e revitalização jornalística: mapeamento de práticas que refletem a atualidade foca as práticas noticiosas premiadas internacionalmente e sua relação com atualidade e revitalização do jornalismo no contexto das relações comunicativas. Há quem aponte crises nas práticas jornalísticas, embora as premiações sugiram novas configurações comunicacionais. Diante dessa problemática, pesquisa-se sobre “Como e por que as práticas premiadas internacionalmente podem se refletir na reconfiguração do discurso noticioso?” O método de pesquisa utilizado foi exploratório, qualitativo e bibliográfico sobre o discurso comunicativo e sua relação com as premiações Sigma Awards, International Center for Journalists ICFJ Knight, World Association of News Publishers WAN-IFRA Digital Media e Reis da Espanha, nos anos 2020 a 2022. A partir de teorizações de Martín-Barbero e Landowski, propôs-se um Mapa relacional que serviu para análise, localização e visualização ao se investigar um fenômeno contemporâneo que exigia múltiplas fontes de evidências. A pesquisa envolveu a realização de doze estudos de casos ilustrativos, as análises dos discursos noticiosos de 41 premiações internacionais e de 25 finalistas e vencedores brasileiros de premiações internacionais. Testou-se a hipótese de que está em andamento, principalmente pela comunicação digital, uma reconfiguração do discurso jornalístico que pode levar a uma revitalização, o que se torna perceptível por meio das premiações internacionais. Constatou-se que o Mapa relacional se mostrou válido para a análise da crise comunicacional e jornalística e a visualização dos achados. Dos problemas prévios, nos empíricos evidenciaram-se desinformação, sensacionalismo, negativismo, ao que ainda se constatou desumanização, abuso de poder, não surgindo, nas premiações, o problema preliminar do consumismo. Sugere-se que crises estão mais relacionadas à configuração tradicional do jornalismo, que se defronta com uma reconfiguração acelerada que envolve principalmente o noticiário digital e exige novas concepções, novos modelos de negócio, tecnologias inovadoras etc. As novas configurações noticiosas podem ser relacionadas às premiações. No recorte específico do corpus das práticas nacionais, são poucos os projetos noticiosos brasileiros vencedores, principalmente como finalistas, o que serve de incentivo. Os dados analisados permitem sugerir que há relação entre as premiações e a revitalização. As práticas jornalísticas inovadoras vencedoras internacionais têm potencial para contribuir com a reconfiguração do discurso noticioso no panorama comunicacional, embora não haja como determinar qual o nível dessa contribuição. Por meio da análise de discurso, evidencia-se que os premiados desenvolvem temáticas que refletem a atualidade e que os estudos de casos ilustram a aplicação do Mapa relacional, que permite a visualização dos achados. Sugere-se que as proposições comunicacionais seguintes se constituam alternativas de solução com relação a problemas jornalísticos: regulação noticiosa (desinformação, abuso de poder); visão abrangente da comunicação (abuso de poder, desinformação); recepção crítica (negativismo); Internet como novo espaço público (negativismo); formas contra hegemônicas (desumanização); cidadania noticiosa (desumanização); empresa cidadã (sensacionalismo); ecologia (sensacionalismo). Conclui-se assim que, apesar das crises comunicativas, há evidências de que as premiações internacionais em geral refletem a atualidade e contribuem para a revitalização do discurso noticioso.

Características

ISBN 9798300213909
Número de páginas 240
Edição 1 (2024)
Formato A4 (210x297)
Acabamento Brochura s/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Polen
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Fale com o autor

Ricardo Uhry

Ricardo Uhry é doutor em Comunicação e Linguagens (Universidade Tuiuti do Paraná), mestre e especialista em Letras e Linguística (Universidade Federal do Paraná UFPR), licenciado em Letras pela Unijui (RS) e Uri (RS), ex-diretor de Comunicação e Marketing da Fundação Banco do Brasil, educador, professor e pesquisador da Universidade Rose-Croix International (URCI), escritor: (i) Serendipidade, o jogo das máscaras, Estratégias de comunicação interativa (competências básicas de comunicação), Serendipidade: 2. Nos caminhos da vida (Caleidoscópio), Encontros em terras encobertas, Histórias legais e divertidas; Práticas jornalísticas premiadas e a revitalização do discurso noticioso; Desvendando mistérios (Coleções Org. I, II e II); (ii) em espanhol, traduzido por María Jesús García Burgueño: Serendipia en los juegos de la vida, En los caminos de la vida (Caleidoscopio), (iii) em inglês: Serendipity, the game of masks (romance), Very cool and hilarious stories (juvenil); Encounterers in Hidden Lands (romance para jovens), e um fotógrafo entusiasta da série “Encontros e encantos com a Natureza", no Facebook.

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Impresso
de R$ 75,36
R$ 69,29
Impresso
de R$ 62,60
R$ 56,54
Publicações relacionadas
Ver a lista completa
Impresso
de R$ 49,75
R$ 43,68
Ebook
de R$ 28,52
R$ 20,52
Impresso
de R$ 42,42
R$ 36,36
Impresso
de R$ 47,47
R$ 41,40
Ebook
de R$ 23,16
R$ 15,16
Impresso
de R$ 43,99
R$ 37,93
Ebook
de R$ 35,20
R$ 27,20
Impresso
de R$ 47,47
R$ 41,41
Impresso
de R$ 41,03
R$ 34,97
Ebook
de R$ 26,19
R$ 18,19
Impresso
de R$ 43,36
R$ 37,29
Ebook
de R$ 23,16
R$ 15,16
Impresso
de R$ 45,77
R$ 39,70
Ebook
de R$ 23,16
R$ 15,16
Impresso
de R$ 41,16
R$ 35,10
Ebook
de R$ 25,55
R$ 17,55
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários