A temática da gestão democrática escolar possui crescente relevância nos estudos científicos e na gestão escolar em diferentes Estados e Municípios brasileiros, razão pela qual a presente obra tem muito a contribuir com essas discussões, em especial corroborar com os poucos trabalhos existentes na região Norte, por meio de um estudo da realidade escolar roraimense.
O objetivo deste livro é desenvolver uma pesquisa exploratório-descritiva sobre o papel da participação social na gestão escolar democrática por meio de um estudo de caso no município de Boa Vista (RR), com base em um método dedutivo, fundamentado inicialmente em uma revisão documental até se chegar ao estudo empírico por meio da aplicação de questionários, entrevistas e observação participante em uma escola estadual de Ensino Médio.
A centralidade ao propósito de analisar a materialização da gestão democrática escolar tendo como referência a participação social e a análise das dimensões política, administrativa, financeira e pedagógica, nos conduziu a uma questão central: como se efetiva a participação social dos diferentes atores escolares no processo de materialização da gestão escolar democrática na Escola Ayrton Senna da Silva?
Em correspondência a pesquisa assumida e por exigências procedimentais ao estudo de caso, utilizou dados primários e secundários, coletados através das respostas dos sujeitos e de uma revisão integrativa dos estudos sobre a temática, ênfase a participação social e as dimensões fáticas da gestão democrática. O processo metodológico se cumpriu em atenção ao uso de diferentes técnicas para coletar um número maior de informações e aplicou na análise dos dados métodos que possibilitaram o tratamento qualitativo e maior compreensão do fenômeno investigado.
A metodologia de pesquisa privilegiou o desenvolvimento da pesquisa quali-quantitativa, do tipo estudo de caso, definição da unidade a participação social na gestão democrática na escola Ayrton Senna da Silva. No processo de pesquisa recorreu-se ao emprego dos métodos análise de conteúdos, hermenêutico, comparativo e descritivo; uso das técnicas análise de documentos, aplicação de questionários, entrevistas e observação, cuja análise de dados possibilitou a triangulação das informações.
Com base nestas discussões e nestes procedimentos foi possível perceber parcialmente que existe um baixo grau de participação política no planejamento estabelecido no Projeto Político Pedagógico e na gestão da escola, restando demonstrado que esse PPP está limitado às ações administrativas formais sendo apreendido apenas dentro de uma visão tecnocrata em função de uma exigência normativa, sem repercussão como instrumento de planejamento e participação social dos atores escolares.
As discussões apresentadas neste livro, por meio de um didático estudo de caso, permitirão subsidiar insumos reflexivos sobre a gestão democrática escolar. Através dos resultados apresentados, constatou-se que os problemas de gestão democrática são oriundos de um restrito grau de participação social por parte da comunidade escolar em um contexto em que a abertura aos processos participativos se restringe ao nível de intencionalidade dos atores escolares e baixo acompanhamento dos órgãos gestores educacionais.
Número de páginas | 211 |
Edição | 1 (2021) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Tipo de papel | Couche 150g |
Idioma | Português |
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