MARKETING Para Consultórios de Terapia Holística Estratégias Essenciais para Conquistar, Manter e Encantar sua Clientela Prefácio Se o seu consultório está tão bem sucedido, que os Clientes se renovam e se mantém por si mesmos, saiba que já atingiu a "meta" do MARKETING: alcançar-se tamanho grau de qualidade para um produto (no caso, serviço), tornando-o tão adequado, tão satisfatório para o público-alvo, que nem sequer é preciso "vendê-lo"... Contudo, a maioria de nós, mesmo realizando bons trabalhos, ainda temos muito potencial de atendimento desperdiçado, cujos sintomas se traduzem em horários ociosos na agenda e remuneração aquém da merecida. Sob a premissa de que bem dominamos as técnicas da Terapia Holística, a solução é somar forças com outra Arte igualmente famosa e mal compreendida: o Marketing. Existe farta literatura sobre este tema, muitas obras excelentes, a maioria das quais, focando "produtos". Poucas há que abordem "prestação de serviços", menos ainda, para aplicação em "consultórios" e, especialmente para a Terapia Holística, este livro é o primeiro e único (até o momento...). Assim sendo, podemos afirmar verdadeiramente que este é O MELHOR Livro de Marketing para Consultório de Terapia Holística ! Seria isto uma "falta de modéstia" ou simplesmente uma forma eficiente e dentro dos limites éticos de se divulgar um trabalho honesto ? Despertaria maior interesse no leitor ou geraria antipatia ? Esta "chamada" deve constar na capa ou será mais adequada em outro contexto ? Perguntas semelhantes (e muitas outras...) certamente se fazem presentes na elaboração de estratégias eficazes de Marketing... O que este livro propõe é orientar o leitor a fazer estes mesmos tipos de questionamentos construtivos quanto ao seu trabalho e a encontrar soluções práticas, éticas e que maximizem todo o seu potencial. Sejam bem-vindos ao universo desta ARTE que tem tudo para se tranformar na melhor aliada de seu consultório. Introdução Da mesma forma como o Terapeuta Holístico se indigna ao ter sua profissão erroneamente associada a técnicas mirabolantes e sem tradição que poluem alguns noticiários, igualmente o profissional de Marketing, popularmente chamado de "Marketeiro" (com muito orgulho, obrigado...) se revolta ao ver sua atividade confundida com certas "maquiagens" que alguns aplicam em produtos e até mesmo, pessoas (determinados candidatos que ressurgem totalmente "diferentes" a cada nova campanha política são exemplos interessantes disso...). Assim como nossos Clientes, vencendo seus preconceitos iniciais, passam a conhecer melhor a Terapia Holística, ao usufruir de seus benefícios, também o Terapeuta Holístico, quando toma ciência do que de fato é o Marketing, se encanta com tamanho potencial. Como a profissão foi duramente perseguida desde o regime militar, até o advento do SINTE - SINDICATO DOS TERAPEUTAS, criou-se uma cultura de "ocultamento" dos consultórios, de medo de divulgação, como se a única forma possível de ampliação do atendimento fosse "cada Cliente trazendo um novo". Por outro lado, tanto tempo de repressão explodiu atualmente em abusos, sendo relativamente comum nos depararmos com propagandas de conteúdo ética e tecnicamente bastante questionáveis, o que, com o passar do tempo, se mostram absolutamente ineficientes para a verdadeira e definitiva conquista da Clientela. Ao contrário do que possa parecer aos que ainda não se aprofundaram na matéria, simplesmente "colocar anúncios" não é Marketing; quando muito, seria uma pequena gota do oceano desta Arte, que deve ser intrínseca a cada detalhe de seu consultório, desde seu atendimento em si, como igualmente a atuação de seus funcionários, a aparência e localização de seu ponto, e MUITO mais. Em suma, a abordagem é HOLÍSTICA (isso não lhe parece familiar ?...). Detalhes aparentemente pequenos, que até agora lhe passaram despercebidos, podem fazer A DIFERENÇA que faltava para melhor valorizar o seu trabalho. A proposta deste livro é introduzir o Terapeuta Holístico no universo do Marketing, ensinando-o através de alguns parâmetros básicos, a melhor compreender e maximizar a dinâmica que faz com que um Cliente escolha VOCÊ, dentre milhares e milhares de outros colegas de profissão. E, claro, tudo dentro da ÉTICA, pois sem esta, jamais seria nem Terapia Holística, nem Marketing... Afinal, o que é Marketing ? MARKETING é a ARTE de atrair, conquistar, manter e encantar Clientes... Assim como a própria ADMINISTRAÇÃO, Marketing é muito mais ARTE do que CIÊNCIA. Na música, na pintura, na dança, cada obra é única e impossível de "sintetizar" mediante equações matemáticas ou metodologias de repetição laboratoriais. Inexiste "fórmulas prontas" a serem aplicadas em Marketing (aliás, igualmente na Terapia Holística...), contudo, assim como na ARTE, podemos estudar as TÉCNICAS, além de aprender com os grandes mestres e estudo de casos.
ISBN | 9788598326016 |
Número de páginas | 75 |
Edição | 10 (2003) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.