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Sinopse:
A presente obra traz uma análise a respeito do greenwashing (maquiagem verde ou maquiagem ambiental), que traduz-se em mecanismos utilizados para tentar conferir uma característica ecologicamente responsável e sustentável para algum produto ou mesmo para a imagem de uma empresa, é uma prática que geralmente é realizada por meio de publicidades, entretanto, importante se faz ressaltar que a conduta do greenwashing não se dá somente por meio dos anúncios publicitários, mas também através de rótulos, informações prestadas e até mesmo por meio de certificados. Nesta toada, o objetivo geral é identificar e analisar responsabilidade socioambiental das Instituições que procedem com a prática ilegal do greenwashing, em detrimento do consumo sustentável e do meio ambiente ecologicamente equilibrado, em face da atual preocupação dos consumidores com a equalização entre a qualidade de vida das pessoas, a proteção ao meio ambiente e o mercado consumidor, e apontar uma solução para o problema. A partir disso, busca-se examinar os elementos que compõem a relação de consumo, assim como os aspectos de vulnerabilidade que a envolve; apontar as modificações que motivaram o surgimento e caracterizam a nova classe de consumidores que se preocupa em adquirir produtos e contratar serviços apenas de empresas que trabalhem com atitudes sustentáveis, ou seja, que pratiquem atividades em comunhão com as questões sociais e ambientais; analisar o desenvolvimento e o consumo sustentável, observando aspectos relativos aos objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030; verificar a necessidade de assegurar padrões de produção e de consumo sustentável, visando destacar a importância da adoção de práticas sustentáveis e do incentivo de acesso a informações relevantes ao consumidor buscando criar uma cultura de conscientização destas práticas; identificar os requisitos que legitimam a adoção de selos, informações e dados relativos à responsabilidade socioambiental pelos fornecedores, em suas práticas comerciais; estabelecer uma relação direta entre a responsabilidade socioambiental dos fornecedores e o seu impacto na relação com seus consumidores; e, apresentar elementos e instrumentos precisos que demonstrem a efetiva necessidade de ampliar a responsabilidade socioambiental do fornecedor e sua abrangência, sobretudo quando da prática de condutas como o greenwashing, assim como sua repercussão nas relações de consumo, que vem transformando a atitude do consumidor, que cada vez mais compreende a necessidade de participação de todas as esferas da sociedade na busca pelo desenvolvimento sustentável e justiça social.
Palavras-chave: Relação de Consumo. Marketing Ambiental. Greenwashing. Consumo Sustentável.
Características:
Título: GREENWASHING
Autor: Markus Samuel Leite Norat
Editora Norat
1ª edição
Publicação: 03 de junho de 2023
Categoria: Consumo Sustentável
402 páginas
ISBN 978-65-86183-33-7
Formatos disponíveis: Físico e Digital
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ISBN | 9786586183337 |
Número de páginas | 402 |
Edição | 1 (2023) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Couche 90g |
Idioma | Português |
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