A pesquisa foi realizada de acordo com a Linha de Pesquisa: Constituição do Sujeito no
Contexto Escolar e objetivou investigar como se dá a escolha e a aquisição, pelos
adolescentes do gênero masculino e feminino, dos bens de consumo relacionados ao material
escolar, exceto os livros didáticos. Como objetivo secundário, pretendeu-se compreender os
significados destes bens para os adolescentes, e as estratégias que utilizam para conseguir o
que desejam, assim como conhecer quais as implicações do consumo destes materiais à
construção de sua subjetividade/identidade. Partindo do pressuposto de que as transformações
sociais ocorridas nas últimas décadas do século XX e no início do século XXI interferem na
constituição da subjetividade humana, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa e
compreensiva. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de uma entrevista com 16
adolescentes que cursam a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, e foi realizada no ambiente
escolar, em escola pública e escola privada, em um município do interior do estado de São
Paulo. Posteriormente foi realizada a análise de conteúdo cujas categorias foram criadas a
partir da transcrição e leitura das respostas dos alunos. A discussão dos resultados teve como
embasamento teórico, Zygmunt Bauman e Fisher. Nas análises das entrevistas foi possível
verificar que a escolha do material escolar se dá, principalmente, por meio do poder aquisitivo
e pela necessidade da distinção perante o grupo. Com a pesquisa foi possível evidenciar,
também, que essa aquisição, ou não, do objeto influi na constituição da
subjetividade/identidade do sujeito. É na escola que se observa a reprodução da estratificação
por meio do poder aquisitivo, é na escola onde se inicia a exclusão e/ou marginalização
material, por meio das relações estabelecidas entre os indivíduos e o bem consumido, que, no
caso desta pesquisa, é o material escolar. Possuir o bem distinto dá notoriedade ao sujeito,
projetando-o e concedendo-lhe o direito de pertencimento no grupo. A construção desta
identidade se pauta na cultura materialista, o sujeito cede ao apelo midiático respondendo aos
padrões de consumo da sociedade contemporânea, comportamento que uniformiza o estilo de
vida.
Número de páginas | 81 |
Edição | 1 (2022) |
Formato | A4 (210x297) |
Acabamento | Capa dura |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 75g |
Idioma | Português |
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