REPRESENTAÇÃO SACRIFICIAL DE UMA EXPERIÊNCIA LABIRINTICA
O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
Jean-Paul Sartre
Quando Evan do Carmo me enviou o seu livro, nada disse de seu teor. Tampouco de seu gênero. De imediato surgiram alguns enigmas: Que labirinto é esse? Do que trata estas emoções? Ao abri-lo percebi que se tratava de um romance e logo veio a vontade de folheá-lo. Afinal, se não grande conhecedor de sua obra, mas insuspeito admirador de sua escrita não titubeei, alvorocei-me a devorar o livro, ou melhor, estrangulá-lo o mais depressa possível, com a sanha de uma esfinge diante do peregrino sem a devida resposta.
De pronto percebi que a estrutura labiríntica criada por Evan do Carmo não teria por cenário o Palácio de Cnossos, mas a cidade do Rio de Janeiro, em um período de pós-guerra bastante significativo. E não traria como personagens principais Perseu e Ariadne, mas homens e mulheres de carne e osso, de memórias e esquecimentos, cujas histórias são construídas em um longo fio de existência, constituídas em lastros de afetos familiares em que a cada descoberta há uma representação sacrificial, não ao monstro minotauro, mas ao próprio existir humano.
A narrativa construída por Evan do Carmo adquire aspecto dramático, embora guarde uma tonalidade sensível de colo maternal. É esta a característica primordial (e principal) exaltada (ou seria pincelada?) neste Labirinto Emocional. As personagens evanianas dão-se-conta de suas próprias existências em uma expericiação diária com suas emoções mais internas e intrínsecas, com suas faltas e carências, com seus sonhos e anseios, em uma transmutação experiencial de-ser-no-mundo vinculados entre si em um indissociável existir de-ser-em-si e de ser-para-si, em uma relação dialógica de Eu-Isso e Eu-Tu, tendo o amor por essência e a angústia por contingência.
Os meandros vivenciados por cada personagem, seja em grandes feitos ou em gestos simples e contenciosos, possuem motivações a mais para ler o livro. Pois ler o Labirinto Emocional, de Evan do Carmo, é um reviver constante. Uma experiência afetiva ininterrupta. Como se estivéssemos percorrendo os labirintos de Creta, e, diante do grande monstro de Minos/Vida nos sentíssemos como se fossemos Teseu/Walter sem o fio condutor de sua amada Ariadne/Beatriz. Cada passo dado é um salto ao inesperado. Um se lançar ao vazio do existir tão bem conhecido e não menos desesperadamente negado.
Já no primeiro capítulo fui apresentado a um eu-lírico que me dizia a que veio. Com extremo cuidado ele tece o seu longo fio de Ariadne e aponta a saída, quando diz: “Não sou literato, na verdade nem gosto dos literatos, eles têm maldades disfarçadas, são cruéis ao extremo e são manipulados por um espírito egoísta e arrogante, acham que sempre têm a razão, ou que sempre têm a melhor opção ou saída para qualquer eventualidade, que sabem explicar tudo e dominar qualquer assunto −, sobretudo quando se trata de sentimentos envolvendo as relações humanas.”
Os temas fundamentais (e recorrentes) tratados por Evan do Carmo, em seu Labirinto Emocional, é o amor e a solidão. O vazio e a loucura. Dor e a saudade. Resiliência e obstinação. Empatia e alteridade. Melancolia e esperança. A cada entrelaçar de vida (e de emoções) se percebe uma ‘silenciosa abertura’ ao que Frayze-Pereira entende como ‘ao que não é nós e que em nós se faz dizer.’
Embora não apresente um olhar mais aprofundado das coisas, dos lugares e das pessoas, Evan do Carmo indica/sugere os conteúdos mais implícito de suas personagens, o que nos garante um aprofundar de nossas próprias percepções emocionais ante os atos comportamentais das personagens. Permitindo-nos uma construção pessoal a partir de nossa singular experiência em interação com o mundo. Estabelecendo assim uma analogia com nosso próprio existir, em um fio condutor que nos leva além-labirinto, nos impulsionando a prosseguir a vida apesar das circunstâncias traumáticas e de nossas lutas internas, compreendendo que “sempre depois de uma tempestade, depois de uma noite escura de trevas profundas é inevitável que nasça o sol da esperança, e este quando vem pinta no horizonte o quadro mais belo, seus raios multicores são pincéis a colorir nosso amanhã e, neste estado de regozijo celeste não só enxergamos o arco-íris, mas também misturamos as suas cores e as transformamos em uma aquarela de luz...”
Portanto, é inequívoco o nosso encontro (entranhamento) e desencontro (estranhamento) com o eu-lírico/Evan. Sua percepção e sensibilidade não cabem ao texto “Já por algum tempo eu convivo com uma vontade imensa de homenagear um amigo muito querido, mas era só vontade, então aos poucos as coisas foram se encaminhando para este meu livro”. Sua narrativa transborda ao nosso raso olhar. “A vida dele pode ser considerada um drama triste para alguns, uma história comum e corriqueira para outros, mas para mim, humilde e necessária”. Isto nos encanta, pois enriquece nossa leitura e nos dá argumentos para lê-lo mais e mais. Prova-nos que a entrega do autor ao texto foi verdadeira.
O Labirinto Emocional de Evan do Carmo nos faz perceber (por instinto ou por vivência) que, em alguns momentos de nossa vida devemos nos guiar, de imediato, para o lado de fora dos nossos intransponíveis labirintos (dores, angústias, solidão ou vazio), mas, tal qual Walter, não sabemos como fazê-lo. O novelo de Ariadne nos foge às mãos. É curto demais, como curta foi a vida de Walter Junior diante do grande monstro devorador (guerra) e longo o desespero de seu pai por encontra-lo, levando-o ao desespero, ao desejo de não-existir, a se tornar “um vulto (...) um homem sem cor, sem carne, só osso e desespero, que causava medo e compaixão.”
Adentrar na alma de cada personagem (Walter, Beatriz, Walter Junior, Armando, Paulo, Rose, Felipe, Isabel, Ruth, Ricardo, Seu Antônio, Dona Francisca, Jorge Figueira e Cícero, passando por Oliveira Gomes) nos traz a nítida sensação de um querer a mais, de uma angústia tão familiar que nos impulsiona ao segundo passo, ainda que este nos leve a lugar algum, ou, por circunstância de vida e escolha pessoal, nos leve a um vazio que nos abocanha intensa, intrínseca e visceral. Fazendo-nos a andar “dias e noites buscando abrigo e consolo no coração dos amigos, afogando” as nossas “mágoas em copos de desilusão”, tornando-nos “um ébrio, um louco sem norte e sem direção”. Ainda que saibamos que viver é preencher o vazio que só o existir contém.
Compreender os meandros (com suas sombras e arquétipos) deste Labirinto Emocional descrito por Evan, é tarefa para poucos “Não consigo a liberdade do espírito, quisera eu voar livre dos pensamentos que me cercam por todos os lados da consciência, quem me dera poder fugir deste mar de sombras, que me assombra” nos leva, sintomática e imperdoavelmente, a adentrar a alma de Walter, não tentando desvelar os seus labirintos/segredos mais profusos (e confusos), mas a vivê-los em toda a sua intensidade.
É esta a sensação descrita em todo o livro. Como se sentíssemos parte desse labirinto, mas que isso, como se adentrássemos nele e víssemos o grande Minos a construir os entraves (e enrosco) que todo labirinto tem. Como se quiséssemos estar no labirinto, enfrentar o monstro de Minos (solidão voraz) com a intrepidez de Teseu, embora nos soubéssemos Walter, a caminho de um bar qualquer, em busca de nossas sete garrafas e sete copos de um bálsamo Rio/Cretano.
Percorrer este Labirinto Emocional nos leva a oferecer, como Ariadne/Beatriz, nosso fio de existir-existindo em um pensar constante, pois “pensamento é um dom divino e o nosso bem maior, só nosso. Não há tesouro que se compare ao exercício mental e não há lei e nem território que o proíba. Ele é livre e habita em um universo sem fronteiras. Embora tenha dono, quando ele nos deixa, quando sai da esfera sensível, quando o lançamos no espaço, este filho pródigo rebelde não volta mais para a casa do pai”.
Assim, entranhar o intricado percurso deste Labirinto Emocional nos humaniza, voluntaria e corajosamente, nos fortalece a enfrentar nossos obstáculos (ainda que pareçam intransponíveis e nos queria devorar a todo o momento). Nisto reside a criatividade de Evan do Carmo. O que torna a sua narrativa singular e bela. Oferece-nos o fio para sairmos dos internos corredores, mesmo sabendo que, “Quando pensamos que pegamos a estrada certa que nos leva ao sonho, ao ideal, ao objetivo, à felicidade prevista, sentamos e até tiramos um cochilo, então vem alguém e nos acorda para o desembarque, para descermos na próxima parada”.
Portanto, assim como o oráculo em Atenas predisse à Teseu sua vitória contra o monstro do labirinto, pelo amor de Ariadne, Evan do Carmo nos mostra o quão forte é o amor de Beatriz por Walter. O fio dourado que o conduz para fora de sua Creta/Angústia/Dor. Para as paredes de tijolos sempre a mostras de Walter, Beatriz se faz fio, prumo e reboco. E com o tempo, que “é mestre em assuntos do coração, em sentimento mal-entendido”, entendemos que “os sentimentos não envelhecem, amadurecem”, pois “tem a dieta certa para engordar ou emagrecer estes vermes que nos alimentam e que nos devoram”.
Com isso, percebemos que Ariadne/Beatriz tudo faz por seu amado Teseu/Walter, contudo, o grande rei Minos/Vida o conduz, de igual modo, ao inevitável confronto com o seu monstro voraz (vício, insegurança, medo, tristeza, solidão) que a todo instante tenta devorá-lo, o levando a crer que “é assim com os loucos da noite, não dorme nem mesmo quando estão com sono”.
Como se fosse tarefa fácil o viver. Já que “No coração de um apaixonado não há lugar para consciência ou razão, tudo é sangue, instinto, força e domínio brutal”. Tampouco o morrer o é. Morre-se a cada fôlego. Não por menos enlouquece o homem em seu existir de vida sem ao menos ter visto sua tarefa de ser exitosa. Só o Minotauro tem fome insaciável. E nem sempre temos Ariadne (Ruth, Beatriz, Lurdinha) a nos oferecer o seu fio de amor. Sua valiosa presença. Sua força para enfrentarmos as traiçoeiras armadilhas de nosso labirinto emocional.
Só há uma forma para conhecer o labirinto construído por Evan. Adentrando-o sem medo ou reservas. Eu o fiz. Aceitei o desafio e naveguei os mistérios do Egeu e aportei em Creta/Rio, em um período de pós-guerra muito significativo. O Minotauro/guerra exigiu seu sacrifício e inúmeros Walter Junior sucumbiram diante do grande e tenebroso monstro metálico. É assim que Evan do Carmo nos convida a adentrar em seu Labirinto Emocional, ou melhor, nos intenciona a uma descoberta a cada passo dado, ainda que haja monstros assustadores prontos a nos devorar.
Uma vez dentro do labirinto Evaniano, o leitor é conduzido, imediata e ininterruptamente à auto/reflexão. Já não é o mesmo que entrou. Poucos passos/capítulos e já é sondado (implicitamente) a descobrir saídas, a inventar enfrentamentos, a construir soluções, a se preparar (olhos e coração) para o que vem a seguir. A assumir uma postura de acolhimento existencial que envolve múltiplas possibilidades. A nos colocarmos diante dos nossos monstros particulares em posição de flutuante atenção e aguardo.
Evan do Carmo dá a devida importância à temporalidade do existir-existindo. Sua relação com as personagens é muito significativa. É explicito esta carnalidade do autor com sua obra. Neste contexto, logicidade e cronologia se confluem interpretativamente em uma construção narrativa analítica bastante singular, cabendo-nos, seus leitores, uma consubstanciação de existir entre fatos, pessoas e cenários descritos. Possibilitando-nos uma experiência reflexiva e compartilhada com os próprios atores da trama.
Desta forma, com bem enumera o autor: “quanto a mim respiro e compartilho com os meus queridos, minha função na existência e divido-a em partes distintas: como homem, como pai e, sobretudo como irmão.” Assim, concluindo esta obra evaniana, confesso que o livro trouxe a mim uma experiência labiríntica única, da qual sei (por recorrente experiência) o enredo e o destino em cujo espaço teço (em obediência ou teimosia) o fio do novelo de minha própria existência.
Com isso, resta-me então, recomendar o livro e instar a quem quer que seja, a entrar em seus labirintos e, feito Teseu/Walter enfrentar os mais ferozes minotauros tendo ao coração tão e somente o amor e a esperança e às mãos, o tênue e frágil fio de Ariadne/Beatriz.
Boa leitura!
Alufa-Licuta Oxoronga
(Psicólogo e poeta)
ISBN | 978-85-922871-1-5 |
Número de páginas | 199 |
Edição | 1 (2007) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Polen |
Idioma | Português |
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