Atos e Artefatos

além do estético e do semântico

Por Celso R. Braida

Código do livro: 471010

Categorias

Filosofia / Religião, Estética, Belas Artes, Hermenêutica, Filosofia, Artes

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 612 vezes desde 03/08/2022
Versão
impressa
R$ 61,52 R$ 55,45
Aproveite!
Valor total:
R$ 61,52
R$ 55,45
Versão
ebook
R$ 30,85 R$ 22,85
Leia em Pensática
Valor total:
R$ 55,45

Este livro pode estar à venda na:

Este ebook também pode estar à venda na:
Este livro também está à venda em:
Espana
Portugal

Sinopse

O livro faz uma reflexão sobre as artes e as técnicas contemporâneas, com o propósito de repensar os termos pelos quais elas são pensadas e apresentadas nos contextos filosóficos, tendo a arte da dança como o fio de prumo pelo qual as teorizações filosóficas são avaliadas. A abordagem proposta é interagencial, performática e performativa, fundada no conceito de ação. Esta abordagem articula-se na tese de que o artístico está diretamente fundado na ação e na interagência. O que se visa assim é pensar as obras de arte não mais como objetos, mas antes como provocadores de ação e de interação que solicitam antes de tudo agentes ativos e cooperativos. A crítica principal às filosofias da arte, diz respeito à apreensão das obras de arte sob o conceito de objeto estético e objeto semântico pela qual o artístico é reduzido a uma propriedade ou relação de objetos e artefatos particulares estáticos e inativos. A tese positiva consiste em pensar as artes e as técnicas como modulações da agência com potencial de transformação ontológica. Artes e técnicas indicariam modos pelos quais o humano perfaz-se naquilo que ele é, ao se diferenciar em relação à natureza. Todas as artes e técnicas, cuja maestria exige a atenção a materiais e a regras, nos liberam da natureza e nos emancipam para a vida artefatual. A principal revisão teórica está na afirmação do pluralismo ontológico aplicada aos artefatos técnicos e artísticos, no sentido de que as artes e as técnicas pertencem a diversas categorias de ação e os artefatos técnicos e artísticos a diversas categorias ontológicas. As obras de arte e de técnica não pertencem a uma única categoria e também não a uma única história. Tal como as línguas, há uma diversidade de artes e de técnicas e uma pluralidade de histórias e ramificações. Uma vez que as artes e as técnicas estão na base da instauração do mundo humano, o pluralismo ontológico incide sobre o próprio ser humano. As artes e as técnicas são formas de ação e de agenciamento; as obras são agentes desencadeadores de efeitos; as ações artísticas e técnicas são interagenciamentos performativos pelos quais mundos são instaurados nos quais os próprios agentes se constituem na sua forma de existência e modo de ser. Além de efeitos estéticos e semânticos, formais e materiais, as artes e as técnicas, enquanto atos e artefatos, instauram efeitos de realidade e assim têm eficácia antropológica e ontológica.

Características

ISBN 9786588619261
Número de páginas 279
Edição 1 (2022)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Couche 90g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Celso R. Braida

Natural de Santa Maria (RS), formado em filosofia, professor universitário, ensaísta e tradutor, reside em Florianópolis.

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Impresso
de R$ 50,97
R$ 44,91
Ebook
de R$ 26,19
R$ 18,19
Impresso
de R$ 55,39
R$ 49,33
Publicações relacionadas
Ver a lista completa
Impresso
de R$ 43,23
R$ 37,17
Impresso
de R$ 49,90
R$ 43,84
Ebook
de R$ 34,34
R$ 26,34
Impresso
de R$ 44,12
R$ 38,05
Ebook
de R$ 30,85
R$ 22,85
Impresso
de R$ 44,34
R$ 38,28
Impresso
de R$ 39,51
R$ 33,45
Impresso
de R$ 43,05
R$ 36,99
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários